Descubra 5 transformações no mundo do trabalho e seus impactos!

transformações no mundo do trabalho
6 minutos para ler

As mudanças na sociedade causaram profundas transformações no mundo do trabalho. Diversas novas modalidades de prestação de serviços surgiram, aliadas ao avanço tecnológico e mudanças de perspectivas das pessoas. Para as empresas, isso gera uma série de novas possibilidades de contratação, que, quando bem planejadas, revertem benefícios interessantes para a operação.

Quer entender mais sobre as transformações do trabalho? Acompanhe este artigo para aprender mais sobre o assunto!

QUAIS AS NOVAS FORMAS DE TRABALHAR?

As transformações no mundo do trabalho estão modificando a rotina das pessoas. Isso acontece por vários motivos, como as novas opções tecnológicas, flexibilização das leis trabalhistas e surgimento de novos negócios para serviços empresariais.

Cada novidade apresenta vantagens e desvantagens. A seguir, conheça cinco novas tendências e suas características!

1. APLICATIVOS DE MOBILIDADE URBANA

A forma de se movimentar nas cidades mudou radicalmente nos últimos anos. Aplicativos de mobilidade como Uber, 99, Cabify e outros trouxeram para o grande público a possibilidade de contratar veículos particulares para transporte com um custo acessível.

Isso fez com que as empresas de táxi e motoristas particulares resistissem, buscassem restrições ao modelo e até mesmo pleiteassem a proibição do serviço. Obviamente, isso não aconteceu.

Hoje, já temos a consolidação desse tipo de serviço, mas há discussões relevantes quanto à responsabilidade da empresa com os prestadores de serviços. Também há riscos de segurança para os contratantes, que devem tomar cautelas para utilizar a comodidade do transporte.

Para as empresas, os aplicativos representam uma oportunidade de economia, além de maior controle. Os recibos apresentam a rota feita pelo empregado pelo rastreamento do aplicativo, impedindo o uso abusivo de reembolsos de transporte.

2. TELETRABALHO

O teletrabalho ou trabalho remoto é uma tendência irrefreável no mercado de trabalho, mesmo para quem tem funcionários regidos pela CLT. Tanto é assim que em 2017 uma lei reformou a norma trabalhista para prever as regras do teletrabalho. A jornada remota de trabalho é marcada pelos seguintes aspectos:

  • o trabalho é feito preponderantemente fora do estabelecimento do empregador, com possibilidade de comparecimento para realização de atividades específicas;
  • para realizar a alteração entre regime presencial para o teletrabalho, é necessário a concordância do empregado, com registro mediante aditivo contratual. Já para sair do teletrabalho para o regime presencial, a alteração é feita mediante escolha do empregador, que deverá garantir o prazo mínimo de quinze dias para transição, e com registro em aditivo contratual;
  • o empregado usa meios de tecnologia e comunicação para fazer atividades normalmente feitas de forma interna;
  • pagamentos e reembolsos quanto a materiais e tecnologia devem constar no contrato;
  • empregador continua responsável pela ergonomia e fiscalização de pausas e intervalos durante o trabalho;
  • não há incidência de horas extras, adicional noturno ou sobreaviso.

3. TERCEIRIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

Outra opção de contratação de serviços é o uso da terceirização. Após a reforma trabalhista, a contratação de serviços terceirizados passou a ser permitida em qualquer segmento de uma empresa, ampliando o uso desse tipo de contrato.

Utilizar a terceirização reduz custos operacionais com contratação e treinamento, além de trazer a vantagem de disponibilidade de outro prestador, caso haja necessidade. No entanto, é essencial acompanhar o cumprimento das obrigações trabalhistas pela empresa contratada, para evitar riscos para a empresa no futuro.

4. SISTEMAS INTEGRADOS NA GESTÃO

O uso de tecnologias de gestão com automação de processos é muito interessante para as empresas. Com sistemas inteligentes, os custos com funcionários são reduzidos, eliminando falhas humanas, preenchimento de informações repetitivas e otimizando o tempo da equipe.

No entanto, é essencial contratar empresas que forneçam sistemas de boa qualidade, Protocolos de segurança, proteção a dados pessoais e armazenamento com backup são itens imprescindíveis na hora e escolher um sistema seguro.

5. STARTUPS

Empresas que estão iniciando suas atividades investem em inovação, e novas soluções são uma opção muito interessante de contratação. Como se trata de fornecimento de produtos ou serviços, não há vínculo trabalhista.

No entanto, é preciso ficar atento à operação da empresa e aos riscos quanto ao possível encerramento do projeto. Antes de contratar uma startup, avalie com cuidado os riscos contratuais e operacionais envolvidos.

QUAIS AS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS?

Investir em opções diversificadas para fornecimento de produtos e serviços é uma ótima ideia e traz muitas vantagens para a empresa, tais como:

  • economia de custos com estrutura física: com menos gente trabalhando dentro da empresa, há redução de contas de luz, telefone, água, custos de limpeza e outras necessidades de uma estrutura física de grande porte;
  • maior acesso a especialistas: quando a empresa adota contratação diversificada, usando startups e terceirizadas, consegue acessar especialistas com um melhor custo. Até mesmo a ampliação de fronteiras ao contratar profissionais em teletrabalho gera a possibilidade de atração de talentos que antes não conseguiriam trabalhar na empresa;
  • redução de custos trabalhistas: com o uso de novas formas de contratação, a despesa de folha de pagamento e os tributos relacionados ficam menores. É possível obter melhores resultados com menos dinheiro;
  • aumento de produtividade: a adoção de sistemas inteligentes e ferramentas tecnológicas aumenta a produtividade da empresa, pois é possível focar no que realmente importa. Tarefas repetitivas são automatizadas e a satisfação e motivação dos empregados e prestadores de serviço aumentam;
  • flexibilidade de porte: quando a empresa tem mais demanda, as contratações de prestação de serviços aumentam. Quando a demanda reduz, os contratos podem diminuir, e a empresa não precisa ficar pensando no ciclo de contratação, treinamento e demissão. Isso traz uma flexibilidade interessante para empresas que estão em momentos de crescimento, permitindo assumir mais riscos com menos impactos negativos.

COMO APROVEITAR NOVIDADES DA EMPRESA COM MENOS RISCOS?

Não adianta sair contratando de qualquer jeito, sem analisar os riscos e benefícios das novas opções tecnológicas. Sob o ponto de vista jurídico, toda novidade precisa de uma avaliação técnica quanto a riscos, custos, benefícios e possibilidades de problemas futuros. Assim, quem deseja modernizar a atuação da empresa deve contar com uma assessoria jurídica empresarial, que fornecerá o suporte necessário para boas decisões. É importante observar a legalidade das contratações e evitar o alto custo de um litígio por desconhecimento das implicações jurídicas de um contrato.

Quem quer acompanhar as transformações no mundo do trabalho encontrará diversas possibilidades de mudança nos contratos. Para que tudo corra de forma a beneficiar a empresa, é importante analisar as opções e modelos de contratação. Para reduzir riscos, é essencial contar com o apoio de advogados especializados no assunto. Precisa de consultoria para mapear oportunidades e riscos jurídicos empresariais? Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!

Você também pode gostar
-