Empresas offshore: afinal, como elas funcionam?

empresas offshore
4 minutos para ler

A criação de empresas offshore sempre foi um dos meios utilizados pelos brasileiros para proteger seu patrimônio em outro país e vem ganhando cada vez mais destaque dentro do cenário empresarial internacional. Esse tipo de sociedade ou organização é constituída para deter ativos no exterior, especialmente ativos financeiros. . Trata-se de um verdadeiro atrativo para os empresários que desejam proteger seu patrimônio e atividades.

Quer conhecer melhor como funciona esse negócio? Este artigo vai apresentar o que são as empresas offshore e como elas funcionam. Acompanhe a leitura e entenda as vantagens desse tipo de formação empresarial.

O que são empresas offshore?

As empresas offshore são aquelas formadas em um território estrangeiro, ou seja, em um país diferente daquele em que o proprietário ou os sócios residem ou apresentam domicílio. O termo offshore, traduzido para o português, significa a expressão “fora da costa”. 

Esse tipo de empresa goza de um grande liberdade fiscal e econômica, uma vez que a sua criação não está sob a jurisdição da lei brasileira. 

Como funcionam as empresas offshore?

As empresas offshore são criadas com o principal objetivo de preservar a identidade dos donos do negócio e prezar pelo sigilo das operações, além de aproveitar os benefícios tributários que são fornecidos em alguns países.Assim, os empresários também desejam expandir os negócios, melhorar os resultados da empresa, aumentar os lucros e ganhar maior competitividade dentro do mercado.

O principal fator que leva à constituição de uma empresa offshore em paraísos fiscais é a possibilidade de contar com uma baixa carga tributária ou até mesmo com uma isenção fiscal.

É por isso que os territórios onde essas organizações são constituídas costumam receber o nome de paraísos fiscais — são países que utilizam uma diretriz de impostos reduzidos ou até mesmo a isenção integral dos tributos inerentes às atividades financeiras, com o intuito de atrair mais investidores e empresários. 

Atualmente, os paraísos fiscais mais famosos e com a maior quantidade de empresas offshore são: Suíça, Ilhas Cayman, Bahamas, Ilhas Virgens Britânicas e Hong Kong. A Instrução Normativa nº 1037 da Receita Federal apresenta uma lista completa contendo a relação de países que são classificados como paraísos fiscais.

Quais são as principais modalidades de empresas offshore?

Existem diversas categorias de empresas offshore. Confira alguns exemplos, a seguir:

  • International Business Company (IBC): é uma empresa completa tradicional, com um grande quadro societário (diretores, sócios, acionistas);
  • Limited Liability Company (LLC): é uma modalidade de empresa que é formada por mais de um membro que receba uma parte das quotas de ações;
  • Trust: é uma empresa formada com o principal objetivo de administrar operações financeiras e bens, em benefício de outra sociedade ou pessoa.

Como uma empresa offshore pode ajudar no Planejamento Sucessório?

A constituição de offshore em países selecionados para deter ativos no exterior serve para mitigar alguns riscos da sucessão. Confira os principais: :

  • Pode evitar a incidência de impostos sobre herança;
  • Simplifica a sucessão, pois atrai a sucessão apenas para o país de domicílio da offshore; Pode até mesmo evitar o processo de inventário, por meio de estruturas fiduciárias, mini-trusts e testamentos no exterior; 

No entanto, é sempre importante verificar os países que oferecem a menor carga tributária ou a isenção de impostos, se existe a possibilidade de efetuação de depósito em outras moedas, se há liberdade de câmbio, entre outros fatores.

Antes de abrir empresas offshore, o ideal é contar com o apoio de uma consultoria jurídica. Um profissional especializado no assunto poderá fornecer as melhores orientações sobre a documentação necessária, o modelo de empresa disponível e todo o procedimento de abertura e gerenciamento desse tipo de empreendimento.

Entendeu como as empresas offshore funcionam? Quer continuar aprendendo mais sobre o universo empresarial? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos de qualidade diretamente na sua caixa de emails!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-