Empreender no exterior: por que levar sua empresa para fora?

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As tecnologias atuais permitem que a comunicação e a interação mundo afora sejam feitas de forma simples e rápida. Com isso, passou a ser mais fácil para os empreendedores buscar oportunidades para além das fronteiras de seus próprios países. Por isso, você pode estar considerando aumentar o alcance da sua empresa e acelerar o desenvolvimento do seu empreendimento.

Se você já pensou em buscar oportunidades no exterior, mas teve dúvidas e preocupações, este conteúdo vai ajudá-lo a se decidir e a dar os primeiros passos para expandir a atuação da sua empresa sem se preocupar. Seguindo as dicas que daremos, você aumentará muito sua chance de sucesso. Então, continue a leitura e bons negócios!

Qual o momento certo para empreender no exterior?

Nunca foi tão fácil oferecer e encontrar produtos além das fronteiras geográficas. Os investimentos necessários para a realização desse tipo de operação diminuíram drasticamente, e está cada vez mais fácil realizar o comércio de produtos e serviços assim, o que abriu as portas do comércio internacional para diversas pessoas e empresas. Instrumentos internacionais, como as convenções da Haia, têm tornado mais seguro empreender assim.

Então, agora é o melhor momento para internacionalizar seu negócio. Seja qual for o tamanho dele ou o que quer que ele tenha para oferecer, é possível encontrar pessoas em outros países que valorizam e têm interesse tanto, ou até mais, que o mercado local. Acredite no seu empreendimento e não tenha preconceito com a possibilidade de internacionalizar suas vendas.

Quais as vantagens?

Existem muitos motivos que podem levar o empresário a buscar novos mercados, e as vantagens são incontáveis. Mas há duas delas que são muito relevantes para todas as áreas de atuação e produtos que você tenha interesse de vender para o exterior.

Valorização dos produtos

Alguns produtos utilizam matérias-primas que são originais do Brasil, como o açaí e a jabuticaba. Há também os casos em que a forma da produção e as características locais criam qualidades únicas, como os queijos, o vinho e o café brasileiro, muito apreciados e premiados no exterior.

Também há oportunidades ligadas ao clima, ao câmbio ou até mesmo ao momento político, que fazem com que o empreendedor brasileiro encontre uma valorização muito grande de seus produtos em outros mercados. É preciso estar atento para aproveitar essas chances!

Oportunidade de crescimento

Outra hipótese é a de que o seu produto já tenha alcançado o ponto de saturação no mercado local, mas ainda tenha grande demanda em outros países. É preciso ter em mente que, em muitos casos, esses consumidores ainda nem sabem que querem comprar o que você tem para vender.

Por isso, se você já está bastante experimentado e alcançou algum sucesso vendendo no Brasil, é possível que haja oportunidades no exterior capazes de expandir exponencialmente as suas vendas. Então, é preciso pensar na possibilidade de vender de forma internacional, aumentando a abrangência dos seus negócios e a gama de consumidores potenciais, levando seus produtos para quem quer que tenha interesse neles.

Quem pode empreender no exterior?

Mas não são somente aqueles que já têm um negócio de sucesso, uma grande empresa ou vendem algo que apenas é produzido aqui que encontram vantagens nesse tipo de operação. A internacionalização do seu negócio não depende necessariamente de nenhum desses fatores, mas sim de encontrar a melhor maneira de levar seu produto às pessoas que tenham interesse em adquiri-lo, estejam onde estiverem.

Todos os empreendedores podem ter grandes benefícios vendendo para fora do Brasil, desde que saibam escolher a estratégia ideal, tenham o modelo de negócio adequado e contem com o auxílio de profissionais especializados e com experiência nesse tipo de operação. Receber essa ajuda encurta o caminho e minimiza os riscos, aumentando suas chances de sucesso.

De quais formas?

Destacamos, basicamente, três formas de expandir seu negócio para fora do país. Alguma delas se encaixará no perfil da sua empresa e do seu produto e, certamente, possibilitará que você realize a internacionalização das suas vendas sem se expor a riscos desnecessários. O planejamento é a melhor maneira de evitar problemas e frustrações.

Abertura de filial

Essa opção normalmente, é escolhida por empresas que já estão em um estágio bastante avançado de desenvolvimento. Ela pode ser mais arriscada e requer, na maioria dos casos, maiores investimentos. Mas ela pode ser considerada por qualquer empresa, dependendo de fatores específicos.

Exportação

Exportar os produtos diretamente daqui do Brasil para o exterior é a forma mais prática e segura de buscar outros mercados. Tem poucos riscos e se encaixa em quase todos os tamanhos de empreendimentos. Basta encontrar a forma certa e cumprir as exigências legais.

Parceiros comerciais

Há ainda a possibilidade de encontrar parceiros comercias que possam dividir os riscos da operação com você, facilitando o acesso aos mercados estrangeiros e intermediando negociações com vendedores locais. Essa também é uma maneira bastante interessante para iniciar esse tipo de venda.

Como escolher a melhor estratégia?

Muitos fatores podem influenciar a sua decisão e a escolha depende de inúmeros fatores. É preciso conhecer os mercados para onde você pretende enviar seus produtos, a documentação exigida, a forma de tramitação das mercadorias e até como você vai receber pela venda. Descuidos aqui podem atrasar ou até inviabilizar a realização das negociações.

Auxílio especializado

Contar com a assessoria de profissionais experientes e com a formação adequada é fundamental para minimizar os riscos da operação e garantir que você tenha uma chance real de sucesso. Eles ainda podem indicar formas específicas de acordo com as qualidades próprias do seu produto, encontrando maneiras para que a internacionalização das seu negócio se dê da maneira mais prática e lucrativa.

Vender para fora do Brasil não é nenhum bicho de sete cabeças e nem é exclusividade de grandes empresas e negócios. Há possibilidades para todo tipo de produto e serviço, desde que a internacionalização seja feita de forma correta. Se você já iniciou o processo e não obteve sucesso, não desanime, é possível corrigir o curso e melhorar seus resultados.

O escritório Grebler Advogados oferece assessoria para a realização de contratos internacionais e auxilia a empreender no exterior da maneira mais segura e rentável possível. Faça contato e conte com a experiência de profissionais especializados, com formação específica. Eles oferecerão soluções personalizadas para a sua empresa e seus produtos e indicarão a melhor estratégia para que você tenha sucesso!

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