Entenda como escolher uma assessoria jurídica em BH

assessoria jurídica bh
6 minutos para ler

Muitos empreendedores e gestores têm a convicção errada de que a assessoria jurídica somente deve ser colocada em prática quando já houver um problema iniciado, especialmente nos casos de problemas com o Fisco, processos trabalhistas ou descumprimento contratual. Esse atraso na atuação da assessoria jurídica pode comprometer seriamente a continuidade de uma empresa.

De fato, um negócio de sucesso precisa contar com o apoio de advogados especialistas no ramo. É aí que surge a importância de contratar serviços de assessoria jurídica em BH. Afinal, o empresário que não observa essa necessidade está negligenciando o seu negócio e pode sofrer vários prejuízos no futuro.

Pensando nisso, este post vai abordar a importância de contratar assessoria jurídica em BH para a sua empresa, a fim de trazer mais segurança para os negócios. 

O que é assessoria jurídica?

A assessoria jurídica consiste na análise e no acompanhamento de todas as operações empresariais, do ponto de vista jurídico, independente do porte da empresa e do tipo de segmento em que ela atua.

Os serviços de assessoria somente podem ser prestados por um advogado, ou seja, apenas o profissional que esteja devidamente registrado na OAB. O foco é atuar na prevenção de riscos e na concessão de benefícios legais, por meio do exercício da advocacia preventiva e consultiva.

Assim, o empresário que contratou os serviços terá à sua disposição toda a orientação e o acompanhamento devido, relacionado a assuntos tributários, trabalhistas, comerciais, contratuais, dentre outros. Desse modo, a empresa poderá manter as suas atividades de acordo com os preceitos legais e o empresario poderá se dedicar ao seu negócio, delegando a preocupação jurídica e legal a especialistas

Nesse sentido, o serviço pode englobar ajuizamento, defesa e acompanhamento de ações judiciais; elaboração de contratos e outros tipos de documentos, como contratos de locação, compra e venda e prestação de serviços; revisão de contratos e análise de documentos para que estejam nos conformes da legislação atual vigente; observação do ambiente de trabalho e dos contratos de empregados, para que obedeçam às normas trabalhistas; acompanhamento fiscal, a fim de evitar problemas tributários; dentre outros.

Para que serve uma assessoria jurídica?

A assessoria jurídica tem o intuito de orientar os empresários para que estes tomem as melhores decisões sobre o negócio, fazendo com que eles adequem as atividades da empresa ao que determina a lei — deste o registro da empresa até suas operações do dia a dia.

Dessa forma, o advogado auxilia a empresa ao assumir para si a responsabilidade de análise jurídica de todos os procedimentos que ocorrem no empreendimento. Esse serviço proporciona maior segurança jurídica e garante que o empresário tenha mais tempo e confiança para focar os esforços no seu core business.

Como a assessoria jurídica atua?

A assessoria jurídica tem o intuito de impedir o surgimento de problemas a curto, médio e longo prazo, em caráter preventivo. Além disso, ela também atua de modo repressivo, combatendo os obstáculos já existentes — por exemplo, com o acompanhamento de uma ação judicial já instaurada.

Em regra, os serviços de assessoria jurídica são prestados sob a forma de contrato mensal. 

Os serviços de assessoria jurídica englobam muitas áreas do Direito, como empresarial, societário, civil, contratual, sucessório, trabalhista, tributário, imobiliário, ambiental etc. Além disso, esse ofício também costuma estar diretamente ligado a outras áreas, como Contabilidade e Administração. Logo, é possível afirmar que há uma interdisciplinaridade entre o sistema jurídico e áreas técnicas afins, em prol do bem-estar da empresa.

Quais os benefícios de contar com uma assessoria?

A assessoria pode auxiliar no crescimento saudável da empresa. Um dos principais benefícios da contratação de uma assessoria jurídica é que ela permite ao empresário dedicar seu tempo, de forma integral, à administração do seu negócio, sem as preocupações legais. 

Segurança jurídica

A assessoria jurídica garante maior segurança legal, uma vez que reduz os riscos de a empresa ser acionada judicialmente, o que pode não apenas afetar negativamente a imagem do empreendimento, mas trazer prejuízos financeiros. Nesse sentido, o ideal é que todas as questões sejam resolvidas antes que ganhem proporções maiores.

Formalização da empresa

Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil no país. Independente do porte do negócio, a burocracia ainda é o principal empecilho para que os empresários comecem uma empresa de maneira regular. Diante desse cenário desanimador, a assessoria jurídica serve justamente para formalizar o empreendimento e para dar amparo legal a todos os seus atos constitutivos.

Proteção da marca da empresa

A proteção da marca proporciona uma identidade para a empresa. É a forma como o empreendimento é visto perante o mercado e seus consumidores, além de transmitir autoridade e confiança para o negócio. Nesse sentido, o advogado pode atuar de maneira a garantir o registro e a proteção da marca de empresa.

Conhecimento sobre a legislação específica

O advogado domina o conhecimento necessário para manter a empresa dentro da lei e também para combater problemas na justiça. Trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que o ordenamento jurídico é vasto e novas normas surgem a todo o momento.

Qualidade nos contratos

A assessoria jurídica também serve para elaborar e analisar as cláusulas contratuais, bem como de assegurar que o estipulado está de acordo com a lei. Assim, o empresário terá todo o apoio necessário no momento de concluir uma negociação. Afinal, o desconhecimento de condições presentes no contrato podem acarretar sérios problemas para os empresários.

Contratar uma assessoria jurídica em BH é a melhor estratégia para manter a sua empresa protegida contra problemas. Nesse sentido, a boa assessoria jurídica é um investimento no negócio.

Deseja saber mais sobre como contratar uma assessoria jurídica em BH? Então, entre em contato com o escritório Grebler Advogados e agende um atendimento!

Você também pode gostar
-